21 Days 21 Stories para o bem do Sênior
Nos primeiros 21 dias de 2021 eu tive a oportunidade de conhecer 21 iniciativas de vários países que promovem o bom e saudável envelhecimento. Foram 21 Days 21 Stories para o bem do Sênior.
21 projetos foram apresentados por Embaixadores do Aging2.0 que responderam ao convite para participarem da ação chamada 21DAYS 21 STORIES.
O projeto 21DAYS 21 STORIES foi criado pela Aging2.0, com o objetivo de destacar iniciativas inspiradoras de impacto e inovação que possibilitam mudar o futuro do envelhecimento, além de tirar o adulto mais velho do isolamento.
O Aging2.0 foi fundado em 2012 por Stephen Johnston e Katy Fike para acelerar a inovação e enfrentar os maiores desafios e oportunidades do envelhecimento. Está em mais de 30 países e 120 cidades do planeta, tendo realizado relevantes movimentos e ações que agregam valor à economia da longevidade e à vida do sênior.
As 21 iniciativas apresentadas merecem ser apreciadas e compartilhadas. Confiram todos os detalhes pelo link ao final de cada resumo.
DIA 1 – VIENA – VOLLPENSION
Café intergeracional Vollpension (que se traduz em “Pensão completa”) em Viena.
Este estabelecimento social foi desenvolvido para combater a solidão e a pobreza entre os idosos na cidade do bolo (e música).
A Vollpension emprega, capacita e conecta uma comunidade crescente de idosos em Viena e recebe mais de 200.000 visitantes todos os anos de todo o mundo.
Apresentada pela Embaixadora do Aging2.0 em Viena, Austria, e idealizadora da ação 21 Days 21 Stories, Daniela Krautsack. íntegra aqui.
DIA 2 – BOSTON – RENDEVER
Rendever está superando o isolamento social por meio do poder da realidade virtual e experiências compartilhadas.
De comunidades de idosos a hospitais, sua plataforma está sendo usada para reduzir a depressão e a solidão, promovendo conexões pessoais entre populações onde a vida se tornou limitada.
Os participantes em sessões de grupo podem marcar itens da lista de balde juntos, revisitar lugares significativos, compartilhar histórias, conectar-se uns com os outros e muito mais.
Apresentada pelo Embaixador do Aging2.0 em Boston, Estados Unidos, Tim Driver. Veja a íntegra aqui.
DIA 3 – BERLIN – STIFT & PAPER
Stift & Papier é um projeto amigável que conecta voluntários que escrevem cartas com residentes em lares de idosos e hospitais. Este projeto liderado por voluntários tem recebido atenção significativa da mídia na Alemanha, capturando os corações e mentes de muitos.
Apresentado pela Embaixadora no Aging2.0 Berlin, Alemanha – Gaelle Waltinger. Íntegra aqui.
DIA 4 – STOCKHOLM – BIKEAROUND
O BikeAround consiste em uma unidade estacionária de pedalar e dirigir junto com um software que usa o Google Street View.
Os ciclistas podem fazer um passeio de bicicleta com base em sua condição e habilidade. Eles podem escolher para onde gostariam de ir ou os cuidadores podem preparar locais para “visitar” que tenham uma conexão com a história de vida dos Idosos.
Apresentado pela Embaixadora em Estocolmo, Suécia, Catharina Borgenstierna. íntegra aqui.
DIA 5 – BRIGHTON – TTT BLOSSOMING
Time To Talk Befriending (tempo para conversar e fazer amizade) combina voluntários (“Befrienders”) com pessoas mais velhas para amizades duradouras e mutuamente gratificantes. Os resultados estão nos depoimentos:
“Eu costumava pensar, por que um jovem como Robyn iria querer falar comigo? Mas agora percebo que temos coisas em comum! Esta é a coisa mais linda que me aconteceu este ano e não posso falar o suficiente sobre toda a experiência. ” – Valerie, 86
Apresentado pela Embaixadora em Brighton, UK, Nicolette Vickeman. íntegra aqui.
DIA 6 – LIMA – MOMENTS OF JOY
‘Moments of Joy’ quer provar que nossas habilidades criativas podem ser desenvolvidas em qualquer idade.
O programa também está aberto a participantes com demência que expressem suas emoções por meio de diversos meios de arte, como pintura ou artesanato.
As atividades oferecidas aos idosos são baseadas na perspectiva gerontológica e no feedback dos participantes.
Todas as sessões são ministradas por especialistas em suas áreas, incluindo: gastronomia, cinema, desenho, a antiga técnica peruana de contagem de Quipu, escrita de histórias, jardinagem urbana, reciclagem, etc.
Apresentada pela Embaixadora em Lima, Peru, Maria Isabel Leon Fiestas. Íntegra aqui.
DIA 7 – CAMBRIDGE – CAPTAIN TOM
O objetivo do capitão Tom Moore era dar cem voltas ao redor de seu jardim pelo seu 100º aniversário e arrecadar £ 1.000 para o Serviço Nacional de Saúde.
Ele planejava dar dez voltas de 25 metros por dia. O resultado da ambição do capitão Tom de arrecadar dinheiro para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) atingiu um país em confinamento.
Uma aparição inicial em um programa de rádio nacional atingiu mais de 150 aparições na mídia, e fez com que o capitão Tom aumentasse a sua meta de £ 1.000 a £ 5.000 para meio milhão de libras.
Quando sua campanha GoFundMe terminou, ele arrecadou mais de £ 32 milhões (em 3 semanas) para funcionários-chave do NHS.
Apresentada pelo Embaixador em Cambridge, Inglaterra, Aaron Johnston. Integra aqui.
DIA 8 – ROMA – FANFAROMA
Tudo começou com um convite no Facebook da orquestra italiana de metais Fanfaroma.
O objetivo era criar um concerto em todo o país do qual todos pudessem participar.
Eles convidaram seus colegas italianos para tocar um instrumento musical, cantar junto ou até mesmo apenas assistir de suas janelas e varandas.
De Roma a Siena e Nápoles, bairros de toda a Itália se juntaram para criar um concerto coletivo que uniu comunidades e inspirou o mundo.
Apresentada pela Embaixadora em Roma, Italia, Anna Benini. Veja a íntegra aqui.
DIA 9 – LISBOA – LATA 65
LATA 65 é uma Oficina de Arte Urbana para Idosos. Ele pega um grupo de idosos jovens de espírito e os ensina uma nova habilidade empolgante: o grafite.
Com a ajuda de artistas urbanos, os participantes aprendem a história e o artesanato do graffiti, incluindo termos técnicos e técnicas.
O grupo então segue para as ruas para encontrar a parede perfeita para exibir suas novas habilidades e ideias.
Apresentada pela Embaixadora em Lisboa, Portugal, Ana João Sepulveda.. Veja a íntegra aqui.
DIA 10 – PARIS – LA POSTE
Apresentada pelo Embaixador em Paris, França, Gabriel Monteiro.
O serviço postal francês La Poste oferece um programa que permite que os funcionários dos correios verifiquem parentes idosos.
Por meio do Veiller Sur Mes Parents (Watch Over My Parents), uma a seis visitas podem ser agendadas por semana.
As visitas duram cerca de 10 minutos, tempo suficiente para um bate-papo e check-in.
Após a visita, os familiares são atualizados sobre como está o seu ente querido. O carteiro também imprime e entrega um boletim informativo personalizado mensal feito a partir de mensagens e fotos da família.
Apresentada pelo Embaixador em Paris, França, Gabriel Monteiro. Veja a íntegra aqui.
DIA 11 – VANCOUVER – SAFE SENIORS, STRONG COMMUNITIES
Este programa foi desenvolvido em menos de duas semanas durante a primeira vaga do COVID-19, a fim de fornecer aos idosos alimentos, receitas, conversas e outras necessidades básicas.
Para solicitar assistência ou indicar interesse em ser voluntário, os participantes simplesmente discaram 2-1-1 de qualquer telefone para falar com um representante.
Suas informações são então distribuídas a uma das 24 agências centrais em toda a província que combinam os voluntários com os idosos que mais precisam deles.
Apresentada pela Embaixadora em Vancouver, Canada, Angela Brooks. Veja a íntegra aqui.
DIA 12 – BARCELONA – RADARS
Desde o início, uma comunidade é ajudada a se conectar a si mesma por um grupo de voluntários dedicados.
Seu propósito comum é manter os idosos engajados na vida cívica.
Cada pessoa ou organização da rede funciona como um ‘radar’ fazendo varredura para entender como as pessoas estão e para se anteciparem a problemas de forma proativa.
Um radar de bairro é composto por clínicas, farmacêuticos, mercearias, lojas, voluntários, serviços sociais, centros comunitários, associações de bairro e muito mais.
Apresentada pelo Embaixador em Barcelona, Espanha, Juan Luís Dominguez. Veja a íntegra aqui.
DIA 13 – LONDRES – DIASPO
Diaspo oferece aulas de culinária ao vivo, ministradas por cozinheiros domésticos mais velhos.
Para esses cozinheiros, é uma chance de melhorar seu bem-estar fazendo algo que amam: preservando sua cultura e tradições, ensinando as receitas e técnicas passadas por suas famílias.
Para liderar suas aulas, cada cozinheiro é treinado para usar a tecnologia atual.
Esses cozinheiros sêniores podem ganhar dinheiro com flexibilidade, ensinando na cozinha de sua casa e em seu próprio horário.
Apresentada pela Embaixadora do Aging2.0 Londres, Inglaterra, Eric Kholstrom. Veja a íntegra da iniciativa aqui.
DIA 14 – PRAGA – OSCAR SENIOR
Não há transporte público na cidade tcheca de Jeseník.
Para ajudar os idosos a circularem pela cidade e visitarem médicos, farmácias e repartições públicas, o município ofereceu um serviço de carro para os idosos locais.
Cada idoso podia utilizar o serviço até 4 vezes por mês com tarifa fracionada: 1 € pago pelo idoso e o restante, cerca de 5 €, pago pela Câmara Municipal.
Infelizmente, este programa não pôde ser registrado como um serviço de táxi por causa dos regulamentos, então os idosos foram forçados a solicitar o serviço por telefone com pelo menos um dia de antecedência.
Legislação restritiva e poucos pedidos significaram que o serviço não escalou.
Trabalhando com representantes da cidade, Oscar Sênior veio com uma solução: combinar a infraestrutura digital de um serviço de táxi existente com o aplicativo Oscar Sênior – uma plataforma de comunicação digital que muitos adultos mais velhos da área já usavam.
Este aplicativo novo e aprimorado oferece aos idosos uma maneira muito simples e intuitiva de reservar o serviço do carro.
Apresentado pela Embaixadora em Orange County, CA, USA, Ellen Young. Veja a íntegra da iniciativa aqui
DIA 15 – SÃO PAULO – #SOU MAIS SESSENTA
Para combater esse preconceito e os efeitos que o isolamento social e físico produz, o Aging2.0 São Paulo surgiu com a campanha #SouMaisSessenta (#IamOverSixty).
O Capítulo contou com a participação dos parceiros locais Artplan, Universidade USP 60+ e Prefeitura Municipal de São Paulo. Juntos, eles criaram um movimento para destacar o valor, sabedoria e experiência que as gerações mais velhas oferecem à sociedade brasileira.
O programa promove o intercâmbio e a comunicação entre gerações para manter os idosos ativos e convida a sociedade brasileira como um todo a estender a mão e ser sensível às necessidades dos idosos.
Apresentado pelo Embaixador do Capítulo em São Paulo, Brasil, Sérgio Duque Estrada. Veja a íntegra aqui
DIA 16 – WINNIPEG – TUNING INTO KNOLEDGE
COVID-19 impactou muitas empresas e organizações sem fins lucrativos – e com a estação de rádio comunitária de Winnipeg CJNU 93.7FM não foi diferente.
Quando anunciaram aos ouvintes que iriam fechar, a comunidade se mobilizou para ajudar a financiar a estação de rádio, confirmando o incrível impacto que a estação tem sobre seus ouvintes.
A estação sabe que muitos de seus ouvintes idosos estão enfrentando o isolamento social e deu à Embaixadora do Aging2.0, Connie Newman, um segmento no programa diário.
Connie consegue compartilhar todo tipo de informação com a comunidade, principalmente voltada para adultos mais velhos. O resultado Connie usa seus clipes de 1 minuto para capacitar os adultos mais velhos em Winnipeg e arredores. Ela fornece todos os tipos de recursos, dicas e educação para os ouvintes, ajudando-os a se sentirem conectados e equipados.
Iniciativa apresentada pela Embaixadora do Aging2.0 em Winnipeg, Canada, Connie Newman. Veja a íntegra aqui
DIA 17 – TAIPEI – PLAHAN
Plahan foi projetado para mobilizar e capacitar os cidadãos locais para cuidar de seus idosos e catalisar o apoio mútuo na comunidade.
Desenvolve um forte sistema de apoio para atrair moradores para serem cuidadores treinados. Tem parceria com profissionais médicos e de enfermagem para desenvolver e liderar treinamentos online e presenciais.
Plahan capacita ainda mais os cuidadores locais para identificar oportunidades para melhorar o senso de pertencimento dos idosos e envolvê-los em várias atividades comunitárias.
Implementa um esquema de banco de tempo para encorajar as pessoas a se voluntariarem e participarem ativamente da comunidade.
Transformou uma aldeia rural antes vazia em um centro comunitário onde pessoas de todas as idades e habilidades podem se reunir.
Iniciativa apresentada pela Embaixadora em Taipei, Taiwan, Hsin-Lin Tsai. Veja a íntegra aqui
DIA 18 – TOKIO – MIMAMORIAI
Aproximadamente 60% das pessoas com demência responderão à compulsão de ‘vagar’. Isso inclui deixar os locais onde são apoiados e supervisionados, resultando em sua perda e confusão.
O serviço Mimamoriai no Japão ajuda as comunidades a trabalharem juntas para localizar e devolver para casa pessoas com demência que possam ter se perdido.
Os pertences da pessoa com demência podem ser etiquetados com um adesivo que exibe um número de telefone e um identificador único. Se alguém for encontrado perdido e vagando, qualquer cidadão pode ligar para o número do adesivo e ajudar a pessoa a voltar em segurança.
Apresentada pela Embaixadora do Aging2.0 Tokio – Japão, Yasuku Akutso. Veja a íntegra da iniciativa aqui.
DIA 19 – TEL AVIV – SAGE
SĀGE é uma plataforma onde os idosos compartilham seus conhecimentos e sabedoria prática com as gerações mais jovens por meio de experiências individuais e em pequenos grupos.
O SĀGE tem oferecido aulas que ensinam sabedoria prática em todo o mundo desde seu lançamento em abril de 2020.
Em novembro, eles lançaram o SĀGE com AMIGOS – aulas com grupos menores. Nessas experiências de 40 minutos, pessoas com interesses semelhantes se conhecem.
As aulas são gratuitas; no entanto, os participantes podem escolher dar uma gorjeta à sua Sāge. As aulas são ministradas por um grupo animado de Sábios que ficam mais do que felizes em compartilhar seus conhecimentos, criar novas amizades e preencher a lacuna de gerações.
Apresentada pela Embaixadora no Agin2.0 em Tel Aviv, Israel, Dov Sugarman. Veja a íntegra aqui.
DIA 20 – SINGAPURA – TT4G – TABLE TENIS FOR GOOD
Jogar tênis de mesa – mesmo em um nível de iniciante – desenvolve a resistência muscular, coordenação olho-mão, habilidades motoras, desempenho cognitivo, memória, força da parte superior do corpo e tem muitos outros benefícios.
O TT4G desenvolveu uma série de programas voltados para adultos mais velhos, com recursos e materiais disponíveis para que pessoas com qualquer habilidade joguem.
Apresentado pela Embaixadora de Singapura, Rodney Kelly. Veja a íntegra aqui.
DIA 21 – VIENA – MUSICAL SÊNIOR
Quando o gerente de marketing do Clube de Reformados da Cidade de Viena percebeu que seu programa de 150 clubes locais que visava conectar e entreter os idosos apresentava um número de comparecimento muito baixo, ele teve uma ideia: CRIAR UM MUSICAL COM ATORES SÊNIORES.
Apresentado pela Embaixadora em Viena, Austria, Daniela Krautsack. Veja a íntegra aqui.
Gostaram dos 21 Days 21 Stories para o bem do Sênior? de alguma iniciativa em especial? Conte-me!
Deixo algumas matérias que possam ser do seu interesse.
Obrigada!
No Canadá, melhor não perguntar a idade.
Você sabe como superar o Idadismo?