Com a chegada das vacinas contra a COVID 19 em vários países, e a nossa vontade imensa de viajar, relatórios começam a chegar noticiando as ações de segurança e estruturação que empresas do ramo turístico puseram em prática para a retomada da atividade, assim como as 6 Tendências do turismo em 2021.
Precisamos de boas notícias para que possamos voltar à prática desta que é uma de nossas atividades favoritas para cuidarmos do nosso envelhecimento ativo que é VIAJAR.
ALERTA!
As viagens continuam a ser afetadas pela pandemia de coronavírus (COVID-19). Para se preparar para qualquer viagem nacional, ou internacional, você deve garantir que tenha as informações mais recentes sobre as restrições de entrada nos lugares para onde deseja ir. Veja, ao final, sites com informações atualizadas sobre tais condições.
ORGANIZADOR DA PESQUISA
Com base em análises e pesquisas de especialistas, bem como em dados de reservas já efetuadas nas agências de seus membros, a ABTA identificou as seis tendênciasprincipais que estão moldando os planos de viagem das pessoas para 2021.
A ABTA é uma associação de viagens britânica, que opera há mais de 70 anos oferecendo orientação ao público viajante, bem como liderando a indústria de viagens no apoio à manutenção de elevados padrões de serviço, com vistas ao turismo responsável.
Segundo a recente pesquisa, foram identificados dois tipos distintos de viajantes: aqueles que estão ansiosos por voltarem a destinos já conhecidos, e aqueles que querem fazer aquela ‘viagem dos sonhos”.
Também verificaram um grande interesse em cruzeiros de férias; no turismo responsável; e na realização de experiências garantidas por profissionais de viagens.
1 . VOLTA AOS LUGARES FAVORITOS
2021 verá as pessoas voltarem aos antigos destinos que marcaram as suas histórias.
Como as viagens para o exterior ficaram limitadas, ou proibidas, as pessoas estão ansiosas para voltarem aos destinos que um dia conheceram, e pelos quais ficaram apaixonadas.
Eu apoio plenamente a prática de voltar aos lugares preferidos, e poder me sentir um pouco pertencente ao lugar.
Poder usar o transporte público sozinha; participar de feiras ou festas fora do calendário turístico; ir a um mercado público, ou, curtir uma paisagem que me fez bem pela segunda vez, deixam minha vida muito mais rica e feliz, fatores que auxiliam a minha boa longevidade.
2. REALIZAÇÃO DA VIAGEM DOS SONHOS
Enquanto muitos estão ansiosos para experimentarem destinos já testados, em 2021 outros planejam realizar uma das viagens que sempre sonharam fazer.
Tendo tido muito tempo para pesquisar e sonhar alto sobre sua próxima viagem, estes turistas, de todas as idades, buscarão experiências inesquecíveis que lhes proporcionem uma sensação de conquista, ainda que a preços elevados.
As companhias de viagens já anunciam programas de viagens únicas para Islândia para aqueles que desejam um vislumbre da espetacular aurora boreal. E outras, informam que aumentou o interesse no estilo de viagem ativo, como viagens para o acampamento base do Everest, escalada do Monte Kilimanjaro e caminhada na Trilha Inca.
3. AUMENTO DO DESEJO POR VIAGENS AO CAMPO
Enquanto as férias urbanas e na praia ainda estejam nos dois primeiros lugares da pesquisa de tendências para 2021, escapadas no campo serão fortemente procuradas.
Durante a pausa deste ano, muitos locais turísticos do Reino Unido exploraram maneiras de transformar suas áreas internas em espaços ao ar livre, a fim de atrair visitantes que procuram experiências seguras quanto à COVID 19. Operadoras turísticas têm lançado pacotes de passeios domésticos para satisfazer esta renovada apreciação pela natureza e por espaços verdes.
A empresa Kuoni criou um catálogo de férias para tirar os clientes dos destinos turísticos tradicionais oferecendo viagens a joias escondidas da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales.
Já a Riviera Travellançará sua primeira linha de Passeios pelo Reino Unido, que inclui o “Walk and Discover’, na primavera de 2021, com caminhadas pela natureza.
4. DESEJO POR CRUZEIROS SEGUROS
Embora a existência de medidas governamentais que proibiram as viagens em navio de cruzeiro desde Março de 2020, as restrições atuais não aparecem ter diminuído o entusiasmo pelo cruzeiro entre aqueles que conhecem e amam este estilo de viagem.
A popularidade dos cruzeiros marítimos e fluviais apresentam os mesmos índices aos computados no ano de 2019.
Membros da ABTA relatam que há muitas reservas para cruzeiros qm 2022, provando que será uma escolha de férias popular para entre aqueles que não puderam viajar em 2020.
Para facilitar um retorno saudável ao serviço, o a indústria de cruzeiros está investindo em novos protocolos, tecnologia, e em aprimorados recursos em saúde e segurança para os seus clientes.
Serão adotadas medidas para proteger a saúde e bem-estar dos hóspedes e tripulantes, orientado por um conjunto de documentos da Câmara de Navegação do Reino Unido, em colaboração com Cruise Lines International Association (CLIA).
A Royal Caribbean informará os visitantes sobre o briefing de segurança obrigatório por meio de seu aplicativo, e da TV da cabine, ao invés das antigas grande reuniões de passageiros para a divulgação das informações.
A Vikinginstalou um laboratório de PCR em grande escala a bordo da Viking Star, que permite o teste diário de cada membro da tripulação e convidado, enquanto a MSC Cruzeirosestá anunciando instalar um sistema de saneamento do ar de última geração para melhorar ainda mais a limpeza do ar a bordo do MSC Seashore, que está programado para ser entregue em julho de 2021.
5. A TRANQUILIDADE NA COMPRA DE UM PACOTE DE VIAGENS COM UM ESPECIALISTA EM TURISMO
Na medida do reinício das viagens o aconselhamento por especialistas em viagens será muito valorizado quando da compra de um pacote de férias.
Haverá 20% mais probabilidade dos viajantes contratarem um profissional de viagens para reservarem suas férias do que antes da pandemia.
Duas pessoas em cada cinco citam que a segurança de um pacote de férias e os conselhos especializados do profissional de viagens são condições fundamentais na hora de escolher seus destinos.
A pesquisa da ABTA também mostra que as garantias oferecidas em um pacote de férias estão se tornando cada vez mais importantes para os clientes.
A importância de um pacote de férias em relação às compras independentes cresceu muito, tendo em vista o interesse dos clientes pelo trabalho e a segurança que o agente de viagens oferece neste tipo de viagem.
Também houve um aumento notável em turistas que consultam esses profissionais em busca de ideias para novos destinos. Esta tendência justifica-se devido as restrições de viagens, cujas regras mudam constantemente, a dificultarem às pessoas saberem ao certo as condições de acesso ao seu destino de escolha.
6. VIAGENS SUSTENTÁVEIS
Como os turistas se tornaram cada vez mais conscientes do impacto que suas férias causam nos lugares por onde passam, a demanda do consumidor pelo turismo sustentável cresceu muito ao longo do década passada, e foi consolidada durante a pandemia.
Em 2011, apenas um quinto das pessoas disseram que eram mais propensas a escolherem uma empresa em detrimento de outra com base em um melhor registro ambiental. Em 2020 dobrou o número de pessoas que contratam empresas do ramo turísticos segundo as suas políticas de sustentabilidade dos locais visitados.
Aqueles que concordam que as agências de viagens devem garantir que suas férias ajudam as pessoas locais, e a economia, cresceu de metade dos entrevistados para quase dois terços destes.
Este pensamento foi ainda mais cristalizado pela inesperada paralisação nas viagens internacionais ocorrida neste ano, uma vez que as limitações econômicas enfrentadas significaram, também, benefícios aos meio ambiente.
O imediato impacto ambiental positivo, que significou a melhoria qualidade do ar, praias mais limpas e menos ruído ambiental, também mostrou como é devastadora a ausência do turismo a afetar fortemente aqueles que dele dependem para subsistirem.
Identificados os benefícios do turismo à sobrevivência de várias comunidades, bem como os desafios que passaram a enfrentar com a pandemia, a ABTA criou o relatório Tourism for Good que orienta como o indústria pode incorporar sustentabilidade em suas práticas ao longo de sua recuperação financeira. Descarbonização, corte do desperdício no consumo de água, garantia de que a população local se beneficie do turismo, e respeito aos direitos humanos e gestão do bem-estar animal são alguns dos tópicos abordados por este relatório.
Na verdade, muitas empresas têm usado esta pausa para se reestruturam quanto à adoção de princípios de sustentabilidade em seus produtos, como à introdução de novas estratégias para a a reconstrução de forma resiliente.
Para auxiliar a recuperação pós-pandemia, a ABTA tem apoiado alojamentos e fornecedores para uma reconstrução sustentável, oferecendo o Travelife for Accommodation, um esquema de certificação de sustentabilidade, instrumentalizado pelo Kit de Orientação Operacional COVID-19.
Igualmente, o Conselho Nacional de Turismo de Portugal citou a pandemia como um catalisador para seu novo plano de turismo sustentável de três anos, lançado em janeiro de 2021, como parte de seu longo prazo objetivo de se tornar um dos mais sustentáveis destinos em todo o mundo em 2027.
Sites para pesquisar situação de entrada nos países
Antes de seguir uma das 6 Tendências do Turismo em 2021, consulte sites especializados para saber as condições de entrada nos países, ou estados para onde deseja ir. Enquanto não viaja, conheça 17 Maneiras de Viajar sem sair de casa.